A reunião contou com a presença do prefeito Eduardo Campos, da secretária de Governo Paula Consalter e de vereadores.
O secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher, participou no início da noite desta quarta-feira, 15 de outubro, de um encontro na Câmara Municipal de Ponta Porã.
Estiveram presentes o prefeito Eduardo Campos, a secretária de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Pereira Lima, a secretária de Educação de Ponta Porã, Eliana Fernandes Araújo, a supervisora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-11), Vera Cruz, além de outros vereadores.
A reunião teve como objetivo definir um aumento nos investimentos do Governo do Estado na área da educação em Ponta Porã.
A pauta principal do encontro foi a parceria entre o Estado e o município, e os investimentos destinados à melhoria da infraestrutura das escolas municipais e estaduais em Ponta Porã.
Durante a reunião, foram discutidas demandas significativas, como a ampliação de vagas, reformas em prédios escolares, aquisição de equipamentos e o fortalecimento de programas pedagógicos. A estruturação da escola estadual “Professor Adir Teixeira”, localizada no bairro Kamel Saad, também foi abordada.
O secretário Hélio Daher enfatizou a importância da colaboração entre o Estado e o município para promover avanços na educação, destacando que o diálogo contínuo é essencial para identificar necessidades e buscar soluções em conjunto.
O prefeito Eduardo Campos reiterou o compromisso da administração municipal com a qualidade do ensino e agradeceu o apoio do Governo Estadual.
Ele também lembrou conquistas anteriores, como a entrega do Centro de Educação Infantil “Tia Cida”, no bairro Bosque Carandá, inaugurado em 15 de julho, que possui 10 salas de aula e atendimento em tempo integral para 150 crianças.
Além disso, mencionou as recentes entregas de equipamentos e a construção da quadra de esportes para a Escola Municipal São João, um investimento quase meio milhão de reais que beneficiou cerca de 13 mil alunos.
A secretária de Educação Eliana Fernandes Araújo trouxe à tona os desafios enfrentados pela rede local, enfatizando a necessidade de melhorias nos espaços pedagógicos e maior apoio à formação continuada dos profissionais.
A coordenadora Vera Cruz sublinhou o papel estratégico da CRE 11 em articular ações entre o Estado e os municípios, especialmente nas cidades de fronteira, onde uma comunicação direta facilita a execução de projetos.
Os vereadores também trouxeram suas demandas. Entre os pontos citados estava a solicitação para que Ponta Porã seja um polo para a aplicação das provas seletivas (PSS) para professores da rede estadual, o que facilitaria a participação dos profissionais locais e reduziria deslocamentos ao município vizinho de Dourados. Este pedido já foi encaminhado, além de outras reivindicações nas áreas de transporte escolar, reforma de prédios e ampliação de vagas.
Ao final do encontro, foi anunciada a elaboração de um protocolo conjunto ao Governo do Estado com as reivindicações apresentadas, bem como a formação de um grupo de trabalho composto por representantes da SED MS, da Prefeitura, da CRE 11 e da Câmara Municipal para que as demandas sejam tratadas de maneira conjunta.
O clima do encontro foi de otimismo e colaboração. O secretário Hélio Daher, que recentemente participou de importantes eventos nacionais sobre educação — como o seminário do Programa Pé de Meia em Brasília e o diálogo com o MEC sobre a implementação do Novo Ensino Médio, previsto para outubro de 2025 — reafirmou que o diálogo local, como o de Ponta Porã, fortalece as bases para políticas educacionais mais eficazes, que se alinhem à realidade de cada município.
O presidente da Câmara de Ponta Porã, vereador Agnaldo Pereira Lima, destacou o apoio do Poder Legislativo, representado pelos 17 parlamentares municipais, às iniciativas, mencionando a apresentação de sugestões para aperfeiçoar o atendimento às crianças e jovens da região em educação inclusiva e tecnológica.
Participaram do encontro os vereadores Carlos Bordão, Biro-Biro, Anny Espínola, Edinho Quintana, Reinaldo Jalasca, Daniel Valdez, além do presidente, vereador Agnaldo Pereira Lima.
