A câmera de segurança registrou a execução de José Eduardo Amarilha Misiano da Silva, de 33 anos, detento do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande, que foi morto com seis tiros no início da manhã desta quinta-feira (11/9).
Nas gravações, é possível observar José Eduardo e outros dois homens deixando o local, quando um veículo branco se aproxima. Um homem desce do banco da frente e começa a disparar. Logo após, outro atirador que estava na parte de trás do carro também sai e atira contra o detento.
A polícia ainda não conseguiu identificar os atiradores nem o motorista do veículo.
José Eduardo era natural de Ponta Porã. Em 2020, ele foi preso juntamente com um comparsa por manter um motorista de aplicativo em cativeiro, após este ter se recusado a transportar 200 tabletes de maconha da fronteira para Campo Grande.
O transporte renderia uma quantia significativa em dinheiro, mas, ao recusar a proposta, o trabalhador foi ameaçado de morte e sequestrado. Na época, José admitiu que concordou em participar do crime por estar endividado com uma facção criminosa.
De acordo com informações da polícia, José estava saindo da Gameleira na manhã de hoje para uma saída temporária de sete dias. Testemunhas relataram que dois homens armados com uma espingarda calibre 12 e uma pistola dispararam cerca de 20 vezes, e pelo menos seis tiros atingiram o tórax do detento.
Com passagens anteriores por receptação, posse ilegal de arma de fogo, furto qualificado, disparo de arma e envolvimento com organização criminosa, José acumulava antecedentes que reforçam a hipótese de vingança ou acerto de contas, segundo a investigação da PC (Polícia Civil).