O empresário e pecuarista Carlos Bernardo esteve em Brasília nesta semana para uma série de compromissos institucionais relacionados ao progresso de Mato Grosso do Sul. Um dos principais tópicos da agenda é a preparação para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado, agendada para os próximos meses.
A visita presidencial terá como prioridade a regularização fundiária, com a entrega de títulos definitivos de posse a famílias de áreas rurais, um evento aguardado por muitas comunidades sul-mato-grossenses. Bernardo participou de encontros com representantes de ministérios e órgãos federais, com ênfase em discussões voltadas ao estabelecimento de parcerias e investimentos para a região de fronteira.
Um dos principais compromissos ocorreu no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde se encontrou com o presidente nacional do órgão, César Aldrigh, o superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, e líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O grupo abordou o avanço da reforma agrária no Estado e acertou detalhes sobre a próxima entrega de títulos de terra.
Além disso, a agenda incluiu o encaminhamento de recursos do programa Fomento Mulher, uma linha de crédito focada em fortalecer a atuação das mulheres no meio rural.
“A agenda sublinha o compromisso da gestão municipal em buscar recursos e fomentar o desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirmou Carlos Bernardo, ressaltando a colaboração com lideranças regionais e nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) para acelerar as demandas, tanto urbanas quanto rurais.